mercredi 26 septembre 2012

Entrevista Exclusiva Mamadou Diawara / Belenenses en France :" Estão réunidas todas as condições para subir ".


Tinhamos combinado a chamada telefonica para as 17h00 esta Terça Feira 25 de setembro 2012.
Ele em Lisboa, nos em Paris.
Descontraido, acessivel e bem desposto, Mamadou Diawara, o novo avançado do Belenenses, fez-nos o favor de 30 minutos de entrevista exclusiva, onde falou da carreira, da sua chegada a Portugal, das suas ambições, do Belenenses, do futebol em geral e de muitos outros temas.
Obrigado Mamadou pela tu disponibilidade e boa disposição.

Belenenses en France : Mamadou, chegastes este verão a Lisboa e no Belenenses. Quais foram os teus primeiros sentimentos em relação a cidade e ao clube ?
Mamadou Diawara : Lisboa agradou-me muito, é uma grande e bela cidade. Aqui não estranho a França, mas muda-me muito de Chipre. Vivo em Lisboa mas o meu ritmo de vida, treinos/casa, não me deu ainda a oportunidade de visitar a cidade, excepto alguns centros comerciais...aliàs, os centros são enormes por aqui (risos). Em relação ao Belenenses, fui muito bem recebido, é um clube com excelentes instalações. Està tudo a correr bem.

BeF : De que cidade de França es ? Como é que te tornastes jogador profissional de futebol ?
MD
: Sou de Paris...sou parisiense. Mas vivi em Clermont e naturalemente commeçei a jogar a bola là.

BeF: Jogastes em CFA2 (equivalente a 3a divisão) no Clermont Foot de 2008 à 2011. O quê que guardas daquela experiença ? Foi o clube que te formou?
MD
: Sim é o clube onde fiz a minha formação. Jogava na CFA2 mas treinava varias vezes com a équipa principal que jogava na 2a Liga. So tenho boas lembranças no Clermont. Foi uma boa experiênça, tive bons treinadores e foi o primeiro clube que me fez confiança.

BeF: Porquê que deixastes o Clermont para ir jogar em Chipre na segunda liga, no Paphos ?
MD:
Tive oportunidade de descobrir outo clube e um outro campeonato.

BeF: Como é que surgiu a oportunidade de vir jogar para o Belenenses ? O que ê que conhecias deste clube antes de assinar contrato?
MD
: Tive uma proposta para jogar no Belenenses. Aceitei logo, porque hà bons jogadores em Portugal e o nivel do campeonato é bom. Conhecia o Belenenses de nome, mas descobri um grande clube !

BeF: O facto de teres conhecido a subida a 1a Liga de Chipre com o Paphos (3° da Liga 2 2011/2012 e promovido ao escalão superior) vai servir-te para tentares o mesmo com o Belenenses ?
MD
: Seria fantastico repetir o mesmo e subir a 1a Liga com o Belenenses. Mas ainda faltam 35 jornadas e nos jogamos jogo a jogo. Fizemos um bom inicio de época mas temos que ficar calmos. Temos que trabalhar, trabalhar, trabalhar, e no fim do campeonato veremos.

BeF: Com o franco-argelino Yacine Si Salem, o maliano Mourtala Diakité e o francês Yves Desmarets, vocês 4 formam uma mini comunidade francofone no plantel. Quais são as vossas relações ?
MD:
A gente dà-se muito bem. Apesar de termos idades diferentes esta tudo a correr bem com os francofones. Mas é preciso aprender o portugês e é o que estou a fazer. Jà começo a entender a lingua e é agradavel. Todos os jogadores portugueses do plantel são simpaticos, hà um verdadeiro espirito de grupo nesta équipa. Com os portugueses comunicamos com um "mix" de portugês e inglês, mas a gente entende-se...

BeF: Como é que se passa a tuda integração no grupo com os teus companheiros?
MD
: Como jà disse, o ambiente é excelente no plantel e entendemos-nos muito bem.

BeF: Marcastes 2 golos contra o Vizela para a Taça de Portugal. Qual é o teu objectivo de golos para esta época ?
MD
: é a minha primeira época no clube e em Portugal e não posso dizer quantos golos vou marcar. Espero  marcar um maximo de golos para ajudar a equipa a ganhar. Se eu não marcar mas a equipa ganhar, està tudo bem para mim. Quando entro em campo não entro com a ideia que tenho absolutamente que marcar golos. O que é importante são os 3 pontos e a victoria da equipa.

BeF: A subida de divisão é um sonho para todos os socios e os adeptos porque o lugar do Belenenses é incontestavelmente na Primeira Liga. Pensas que a subida é possivel esta época? E porquê ?
MD
: Estão reunidas todas as condições para subir. Toda a gente cuida de nos e as condições de trabalho são muito boas. Nos, jogadores, é que temos que fazer o trabalho, o Belenenses é um clube que tem de estar na Primeira Liga.

BeF: Qual é o teu clube em França ?
MD:
 O Paris Saint-Germain. A seguir gostava do Rennes porque o meu amigo Yacine Brahimi jogava là. Mas agora que ele joga no Granada na primeira liga espanhola, jà so tenho o PSG.

BeF: Qual é o clube dos teus sonhos ? e porquê ?
MD:
(sem hesitar) O Real Madrid ! O Barcelona ? O Barça joga muito bem, mas eu desde pequenino sou Real ! Real !

BeF: Es mais Messi ou Ronaldo ?
MD: (outra vez sem hesitar) Ronaldo ! Messi joga bem mas prefiro o Cristiano Ronaldo.

BeF: Que mensagem é que desejavas deixar aos internautas do "Belenenses en France", que eles estejam em França, em Portugal ou noutos paises do mundo?
MD: Que venham apoiar-nos ! Sendo cada vez mais a puxar por nos...que nos vamos dar tudo em campo !

Aucun commentaire: