jeudi 7 mai 2009

Comunicado da SAD Belenenses

"1) "Os Belenenses SAD" lamenta e repudia vivamente todos os factos ocorridos antes, durante e após o jogo realizado ontem na Trofa, para a Liga Sagres. De facto, esta SAD sente-se gravemente lesada com factos que, juntando-se a muitos outros, têm contribuído para a permanente penalização classificativa da equipa de futebol do Belenenses
2) De acordo com os seus princípios e valores, nunca os responsáveis pela SAD desrespeitaram quaisquer regulamentos das provas em que o clube participa. Ao invés, assiste a violações que lhe causaram enormes prejuízos durante a época - vidé o caso da Taça da Liga. A partir desse momento, o Belenenses é tido como um clube a abater.
3) Em relação ao jogo na Trofa, a SAD repudia, em primeiro lugar, o critério de nomeação da equipa de arbitragem, que em nossa opinião não terá sido inocente. A afinidade familiar de Carlos Xistra com o ex-árbitro Jorge Coroado (vice-presidente da AG do Belenenses e candidato por uma das listas no acto eleitoral) foi, de forma censurável, aproveitada pelo Trofense e pelo seu treinador, com declarações à Comunicação Social que violaram os regulamentos da Liga, coagindo psicologicamente o árbitro Carlos Xistra.
4) Erros graves de arbitragem prejudicaram claramente o Belenenses, como, de resto, a Comunicação Social fez eco, com reflexos no resultado final. Referimo-nos a duas grandes penalidades não assinaladas, uma delas (sobre Saulo) acentuando a reprovável dualidade de critério da arbitragem, para já não falar em vários foras de jogo indevidamente assinalados.
5) Lamentamos também a carga policial, sem qualquer razão aparente, sobre os nossos dedicados sócios e simpatizantes, bem como a agressão traiçoeira que foi vítima o nosso treinador-adjunto, Diamantino Figueiredo. A todos eles expressamos a mais forte solidariedade.
6) A "Os Belenenses SAD" junta ainda um vivo repúdio pela forma como se tem caracterizado uma parte significativa das arbitragens dos seus jogos na Liga Sagres, com implicações nos resultados que empurraram a equipa para a situação difícil em que se encontra na tabela classificativa. Nunca o Belenenses pressionou árbitros, nem é essa a sua forma de actuar, mas é tempo de não mais permitir atropelos e afrontas constantes a esta Instituição, detentora de um historial ímpar no desporto português, que exige mais atenção e respeito por parte de quem gere os destinos do futebol.
7) Esta SAD assume que não deixará de tomar as medidas que estiverem ao seu alcance nas instâncias competentes, mantendo-se fiel a princípios e valores éticos que caracterizam a postura de quem a dirige. Assim, continuaremos o nosso percurso, na certeza que estaremos ainda mais atentos e não deixaremos de manifestar publicamente, e de forma firme, qualquer atitude que porventura venha por em causa os interesses, a imagem e o prestígio da Instituição.
Os Belenenses SADLisboa, 5 de Maio de 2009"

Aucun commentaire: