dimanche 12 avril 2009

Elections BELENENSES 2009 : Programme LISTE A - C. Viana de Carvalho


http://belenenses.vianacarvalho.com


Ao nível do Futebol

Vamos apostar numa equipa de futebol profissional competitiva, que possa lutar pelos primeiros lugares da tabela, com orçamentos anuais sérios e dentro das reais possibilidades do Clube.
Queremos fazer um estudo rigoroso para avaliar a construção de um Centro de Estágio.
Temos de apostar fortemente na formação e na articulação entre o futebol sénior e os escalões de formação de forma a lançar todos os anos jovens atletas formados no Clube.
Vamos desenvolver as escolas de futebol, no Restelo, em todo o país, e nos países de expressão portuguesa, explorando o potencial que as parcerias podem trazer.
Vamos estruturar a SAD para que possa responder de forma adequada às exigências da alta competição no domínio do futebol. Pretendemos pessoas qualificadas, conhecedoras de futebol, que possam assegurar uma acção coerente ao longo do tempo.
O departamento de prospecção deve ser profissionalizado e ter uma rede de observadores que cubra o território nacional.
Queremos instalar um Painel Videográfico no Estádio do Restelo, para que os sócios e adeptos possam dispor de informação adequada durante os jogos.

Ao nível da sustentabilidade

Garantir uma vivência económica e desportiva do Belenenses estável e duradoura é o desejo de todos os sócios e é sem sombra de dúvida uma das nossas prioridades. É essencial uma gestão equilibrada, não descurando o presente mas pensando no futuro.
O CFB atravessa momentos difíceis em termos financeiros e não pode viver acima das suas reais possibilidades. Assim, tem de haver uma contenção e uma selectividade nas despesas em todos os departamentos do Clube
Por outro lado temos de rentabilizar o nosso activo patrimonial, corpóreo e incorpóreo. Para este efeito pensamos desenvolver duas linhas de acção: sempre que tivermos competências no Clube, vamos aproveitá-las para rentabilizar as áreas de negócio. Nos casos em que tal não seja possível estabeleceremos parcerias para desenvolver.
O “projecto imobiliário” deve constituir um aspecto fundamental para este objectivo. O seu desenvolvimento deve proporcionar ao Clube receitas fixas ao longo do tempo, e não apenas o recebimento pontual de verbas, por maiores que elas sejam, pois estas rapidamente se esgotarão e teremos então perdido uma das nossas garantias de futuro.

Ao nível administrativo e financeiro

Ao nível financeiro vamos montar um sistema de autorização de despesas que permita assegurar o rigoroso cumprimento das dotações orçamentais aprovadas. Vamos aprofundar o sistema de controlo orçamental para que a cada momento se saiba a respectiva execução e se possam corrigir os eventuais desvios. A transparência não é uma qualidade, é e tem que ser uma obrigação.
Vamos criar um “quadro de gestão” que permita em eficaz acompanhamento da vida financeira do clube, seja ao nível da Direcção, seja para apoiar o controlo de cada Departamento pelos respectivos responsáveis.
Vamos adequar os custos de estrutura do CFB à real dimensão do Clube, pois não podemos viver acima das nossas possibilidades.

Ao nível organizativo

Vamos adaptar a estrutura interna do Clube de forma a melhor responder aos desafios que se nos colocam, ao nível desportivo, organizativo, de imagem e da optimização dos custos. O relacionamento com os sócios vai merecer uma atenção especial.
Em termos organizativos, o Clube deve desenvolver a sua actividade através de 5 áreas principais de actuação: a administrativa e financeira, a comunicação e imagem, a gestão de infra-estruturas, o bingo e a comercial, sendo que esta última será criada de raiz, e terá como principal função a angariação de patrocínios e a captação de novas receitas.

Ao nível das infra-estruturas

O complexo desportivo do Restelo é a nossa casa, a nossa imagem e um dos grandes activos do nosso Clube. Vamos preservá-lo custe o que custar.
As actuais infra-estruturas devem ser geridas de forma integrada para potenciar a sua utilização e a sua rentabilização. Vamos optimizar a utilização integral dos nossos terrenos, para que muito mais jovens possam frequentar o Restelo, ser atletas do Clube, integrar as nossas escolas de formação e ser futuros atletas de alta competição. Com esta estratégia vamos dar muitas alegrias a todos os sócios e adeptos.
Vamos discutir com os sócios a requalificação do complexo das piscinas. Para além de uma piscina de 25 metros e de outras mais polivalentes, poderão ser criadas novas valências que tragam receitas, como um “health club” de qualidade e um centro de reabilitação físico/desportivo, que também preste apoio aos sócios.
Queremos complementar a nossa capacidade de praticar modalidades com espaços exteriores ao Restelo. Podemos utilizar a nossa capacidade organizativa e o nosso potencial desportivo para gerir infra-estruturas existentes que estejam disponíveis. A recuperação das Salésias para as nossas cores será uma particular prioridade.

Ao nível das modalidades

O CFB deve ter tantas modalidades quanto seja possível. Todavia, as modalidades serão geridas de acordo com os seguintes princípios fundamentais:
- O reconhecimento da actual situação financeira do Clube e a respectiva auto-suficiência orçamental.- A prioridade aos escalões de formação e à possibilidade de progressivamente subirem nos diversos escalões etários.- O conjunto de resultados obtidos e o prestígio e a notoriedade que dão ao Clube.
Nesta fase difícil da vida do nosso Clube, não haverá condições para termos mais do que uma ou duas modalidades a competir para vencer o respectivo campeonato. Todavia, admitimos que a angariação concreta de patrocínios possa alterar esta política. O Departamento Comercial que vamos criar poderá contribuir para este desígnio.
Vamos criar “Grupos de Amigos das Modalidades” que serão constituídos por sócios e adeptos que gostem de determinada modalidade e estejam dispostos a ajudá-la de qualquer forma (financeira, logística, angariando apoios ou outra).
Para que toda a Direcção possa sentir ainda mais o dia a dia do Clube, os Vice-Presidentes terão a seu cargo pelo menos uma modalidade.

Fazer renascer a mística do CFB

O CFB é um clube com 90 anos de historial, com um passado riquíssimo, mas que, nas últimas décadas, tem vindo a decrescer em termos de massa adepta, nomeadamente, o que é mais preocupante, nas camadas mais jovens.
Para inverter esta tendência vamos lançar um Plano Integrado de Marketing, que vai incluir, nomeadamente:
- O renascimento do “espírito Belenenses”, incluindo o estudo da criação de uma mascote que possa agregar “a alma azul” e criar uma nova dinâmica na relação do Clube com os seus adeptos.
- Queremos ver reforçada a ligação entre os diversos sectores desportivos do Clube e os seus associados. Vamos melhorar a comunicação do Clube com os seus adeptos. Vamos usar os mais diversos canais para melhorar esta relação.
- O lançamento de uma campanha de angariação de sócios, apostando: nos adeptos que deixaram de ser sócios, nos adeptos que nunca foram sócios, nas camadas mais jovens e na criação de condições especiais para as famílias.
-A reformulação do actual site do Clube, tornando-o mais dinâmico na sua interacção com os sócios.
- A criação de um novo cartão para os sócios, com funcionalidades.
- A criação na Internet do “Canal Belenenses”, disponibilizando para os adeptos de todo o mundo a realidade diária do Clube, a transmissão de jogos de pavilhão, entrevistas com atletas e muitas outras funcionalidades.
- Criação do “Prémio Artur José Pereira” e reformulação do Jantar de Aniversário do Clube, transformando-o numa Festa Anual em que serão atribuídas distinções aos Belenenses que tenham atingido notoriedade durante esse ano, envolvendo nomeadamente os atletas, as equipas, as secções, os sócios, os núcleos e as filiais.
- O desenvolvimento do merchandising e a dinamização da loja azul, tornando-a acessível aos Belenenses de todo o mundo.
- O reanimar dos núcleos e das filiais, mesmo as que estão mais distantes.
- O estudo da criação da “Fundação Belenenses”, destinada a promover o desporto junto das crianças de sectores mais desfavorecidos e a desenvolver iniciativas para todos os sócios, em especial para os mais carenciados.
- A criação de programas específicos destinados aos jovens residentes nas áreas envolventes do nosso complexo desportivo, de forma a criar hábitos de frequência das nossas instalações e a desenvolver neles a mística do Belenenses

GABINETES DE TRABALHO
O CFB tem muitos sócios e adeptos com conhecimentos e valências profissionais em muitas áreas, sejam desportivas, recreativas, profissionais ou sociais.
Nem todos podem ser dirigentes, mas todos podem dar o seu contributo para engrandecer o Belenenses, desde que enquadrados em grupos de trabalho e com objectivos bem delineados.
Os Gabinetes que pretendemos criar vão integrar sócios e adeptos que possam contribuir gratuitamente com os seus conhecimentos em áreas específicas de actuação.

Gabinete de Tecnologia e de Modernização
Este Grupo destina-se a apoiar a Direcção da definição da estratégia e na implementação de soluções tecnologicamente evoluídas em prol do desenvolvimento do clube, da sua modernização, do relacionamento com os sócios e com todos os adeptos.
Gabinete de Projectos Especiais
O Belenenses é um Clube grande que actua em várias frentes desportivas, que tem um acervo patrimonial considerável, mas que também deve desenvolver actividades que lhe permitam obter diversificação de receitas que proporcionem a sustentabilidade económica necessária à sua sustentabilidade desportiva.
Este grupo apoiará a Direcção nomeadamente no estudo e na detecção de novos desafios, de novas oportunidades, de novos negócios, no aprofundamento de actividades já em curso e na rentabilização do património existente.
Gabinete de Desporto e de Estratégia
Este grupo tem por objectivo apoiar a Direcção nas questões desportivas estratégicas, ao nível do futebol e das diversas modalidades, especialmente as mais competitivas.
Será composto, nomeadamente, por sócios que desempenhem, ou tenham desempenhado, funções ao nível das estruturas associativas, federativas ou profissionais, e, por sócios atletas que se tenham distinguido nas suas modalidades.
Gabinete “Fundação Belenenses”
O CFB sempre foi um Clube especial e diferente dos demais. Ao criarmos um grupo para estudar a viabilidade de criar uma fundação estamos também a marcar uma diferença e a dar um contributo importante em termos sociais. Pretendemos apoiar a inserção dos jovens dos sectores mais carenciados da nossa sociedade e dar-lhes uma formação desportiva e um enquadramento social.
Paralelamente serão desenvolvidas iniciativas de âmbito não desportivo com interesse para os sócios, seja no domínio da cultura, onde temos muitos sócios de referência na sociedade portuguesa que podem colaborar neste domínio, da saúde ou do lazer.

Aucun commentaire: